Cuidando dos Cachos

Aloha Muchachas!!!



Eu gostaria muito que as meninas de cabelos cacheados, e as não cacheadas também, lessem o post completo pois ele é essencial para que vocês consigam entender o que é ter cabelos cacheados.

Bom, eu já planejava fazer um post assim, mas ele acabou sendo adiantado. Postei ,estes dias, num grupo de que faço parte no Facebook que publicaria algo explicando sobre o cuidado com os cabelos cacheados e as meninas gostaram. Então antecipei o post.

No vídeo eu tentei explicar um pouco o que é ter cabelos cacheados, mas é claro que eu resumi bastante. Ter cabelos cacheados é simplesmente maravilhoso, mas é um longo e árduo caminho de auto aceitação e descobrimento. Sim, ficou meio dramático, eu sei, mas é bem isto mesmo. A menos que você tenha alguém próximo que tenha cachos (mãe, irmã mais velha, tia, prima), você vai ter que ralar até se encontrar com seu cabelo... e foi isto que aconteceu comigo.

Esta foto foi tirada logo que eu fiz as Californianas, é como está meu cabelo hj.
Para dizer a verdade, por algum tempo eu achei que nunca fosse conseguir arrumar meu cabelo de um jeito que ele ficasse bonito e natural. Houve um tempo que eu tinha coleções de coisas de prender o cabelo: palitos, bicos de pato, piranhas, elásticos... minha cabeça parecia Alcatras!! Era a prisão mais segura do mundo!! (haha... tudo bem, foi sem graça a piada, mas é verdade.) Então... passou bela minha cabeça pela primeira vez alisar os cabelos... e pra dizer a verdade, eu cheguei a fazer esta loucura. Procurei uma amiga que costumava alisar os cabelos (alisamento mesmo, daqueles bem fedidos) fiz todo o processo... e no começo, como logo em seguida se faz escova... ele ficou liso, mas bastou a primeira lavagem pra ele voltar ao normal como se nada tivesse acontecido. Confesso que fiquei muito triste, ela não sabia o que tinha dado errado, e eu não tentei mais (e fiquei com a cabeça fedendo 1 semana, um horror!). Isto foi quando eu tinha 12 anos.

Depois, começaram a vir as chapinhas, promessa de alisamento sem compromisso nem cabeça fedida, efeito legal... e eu aderi, mas como dava muito trabalho, eu não conseguia fazer sozinha e ficava meio caro ir com tamanha frequência ao salão, eu deixei para fazer só em alguns momentos, quando eu queria ficar diferente... e eu me sentia muito bem com o cabelo liso. Era prático, ficava todo certinho por um bom tempo, basicamente eu não tinha que me preocupar com ele (a menos que o clima começasse a mudar, aí o pânico se instalava!). Mas então... eu percebi que com aquele cabelo eu não era eu. Em alguns lugares as pessoas nem me reconheciam (parece exagero também mas é verdade!) e foi muito frustrante. Eu tinha uns 16 nessa época.
Esta sou eu de cabelos lisos, eu devia ter uns 20 nesta época.

Só então, comecei a arriscar, quis muito descobrir como arrumar meu cabelo pra que ele ficasse o melhor possível do jeito que ele é. Com o tempo fui experimentando vários produtos, várias formas de usá-los e então cheguei ao que faço hoje todos os dias, e não faço nada além disso que mostrei no vídeo para que meu cabelo fique natural, controlado e lindo.

Sabe... parece tudo um dramalhão mexicano, mas ter cabelo cacheado é isso mesmo. Nos lugares você é a diferente, as pessoas pegam no pé do que é diferente, e por várias vezes meu cabelo foi o ponto fraco. Já me chamaram de tantas coisas por causa do meu cabelo que até perdi as contas. Eu podia odiá-lo (como realmente odiei por muito tempo...quando era mais novinha e bobinha...) mas eu reconheci que ele é parte importante de mim, ele me faz ser quem eu sou e como eu sou, me deu força, trabalho, gosto e desgosto... quem vê parece que tô falando de um filho rebelde, e é quase isso mesmo, e no fim das contas, eu o amo muito ele me faz única, e é assim que eu sou. "Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim", só não sou Gabriela... hauahuahuaa... é bobo eu sei, mas só quem tem cabelos cacheados e já passou alegrias, frustrações e tudo mais entende.

Muitas mulheres desistem, perdem a batalha para seus cabelos e se rendem à progressiva pois acham que é a única saída para ter cabelos bonitos. Já ouvi várias vezes, e várias mulheres me falarem "nunca faça como eu, nunca faça progressiva no cabelo pois seu cabelo é lindo, você sabe cuidar, mantém ele assim". Eu gostaria de poder ter explicado pra essas mulheres como cuidar dos seus cabelos antes, mas não deu, enfim...

Agora eu explico, e vou fazer mais posts de como arrumar pra sair, pro dia a dia... espero que gostem e se inspirem pois ter cabelo cacheado é um caminho de auto conhecimento, tolerância com suas qualidades e defeitos e aceitação. Se você se sente bem na sua própria pele, já é metade do caminho. O resto do caminho, a gente consegue construir, tentando chegar ao melhor que a gente pode ser, e quando você se sente bonita, aí chegou onde deveria chegar. Se sentir bem é o melhor que pode acontecer, e pra isso não importa se você é lisa, cacheada, loura, morena, o que importa é estar feliz e satisfeita com você. E pra quem quer ter cachos, eu vou mostrar ao longo do tempo como cuidar deles.
Esta foto tirei estes dias, achei que meu cabelo ficou com para fotos e clikei. Foi arrumado exatamente como no vídeo abaixo.
Agora para vocês o vídeo. Ele é bem simples pra dizer a verdade, mas pra dizer a verdade, depois que você pega o jeito é bem simples mesmo. Chegar nas quantidades certas, jeito certo de aplicar é que é difícil.


Basicamente, como já explicado, você tem alguns passos simples a seguir:

1º - aceitar seu cabelo como ele é, é essencial;
2º - você desembaraça os cabelos no banho, ao passar condicionador nos cabelos, e tem que ser com as mãos! Nada de pentes nem escovas.
3º - Ao sair do banho, você deve tirar o excesso de água dos cabelos com as mãos e a toalha.
4º - Com os cabelos ainda úmidos, divida-os ao meio e aplique o seu creme para pentear ou o Leave-in de sua preferência.
5º - Amasse os cabelos um pouco com uma toalha (sem ficar espalhando os cabelos viu), aperte, espere alguns segundos e vá para outra parte do cabelo. Faça isto até que ele esteja mais sequinho.
6º - Volte os cabelos para trás e amasse-os mais um pouco com as mãos. Se desejar aplique um óleo para pontas de sua preferência e prontchinho!

Para as interessadas no kit Seda com a bolsinha linda da linha, entrem em contato com a Belatrix Cosméticos e Perfumaria! (11) 2369-9073, ou no e-mail: atendimento@bellatrixbrasil.com.br

Espero que gostem e comentem!!!

Aloha Muchachas!




Um comentário

  1. menina adorei vc, e me identifico muito com tudo q vc ja passou e ate pelo q ja ouviu, posso ate imaginar, porq comigo tb é assim, é um prazer conhecer vc, vou ficar de olho nas suas dicas.. bjinhus e obrigada.

    ResponderExcluir

Layout por Maryana Sales - Editado por Noa